Falando sobre desenho


Bom, acredito que esse seja um problema de todos os arte educadores, não somente meu, mas hoje em dia as nossas crianças não sabem mais desenhar.
Não digo fazer algo no nível de Leonardo da Vinci, mas apenas pegar o lápis e o papel pelo simples prazer de desenhar.
Mas um problema que tive que superar quando estava na sala de aula foi justamente esse, de conseguir “tirar” algo dos nossos alunos.  Sem falar na reclamação que era quando a “folhinha” não era de “colorir”. Criar algo do nada é muito difícil, para nós que somos adultos imagina para nossos alunos. E ao se deparar com a pagina em branco nossos meninos ficam bloqueados.
Como podemos fazer o aluno compreender e utilizar a arte como expressão mantendo uma atitude de busca pessoal articulando a percepção , a imaginação a emoção  e a fruição artística (como nos indica o CBC) se nosso aluno não consegue transformar em imagens algumas ideias.
Historicamente nos começamos a nos desenvolver primeiro com o gesto, depois com imagens e por ultimo com palavras. E é assim com as crianças pequenas, porque em algum momento da nossa vida escolar perdemos a comunicação por imagens e ficamos nos comunicando por letras?
Não que as letras não sejam importantes, não me entendam mal. Apenas digo que precisamos fazer com que os nossos alunos retomem o gosto pelo desenhar. 

1 comentários:

Fabíola Garcia disse...

Boa tarde colega! Acredito que a criança perde a confiança no seu traço devido a enorme exposição (principalmente nas escolas) dos estereótipos. Os alunos crescem identificando os estereótipos como os "desenhos corretos". Dessa forma, os que não conseguem reproduzir as árvores de cheias de maçãs acham que não sabem desenhar. Enquanto os professores associarem arte com beleza e enfeite e não como processo criativo, estamos perdidas!!!

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